quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Biografia de Henrique Sá Pessoa




Henrique Sá Pessoa é um dos mais conceituados chefs de cozinha português.
Nasceu em Oeiras em 1976. É casado com uma australiana, de nome Natalie Sá Pessoa, e deste casamento resultou o nascimento da sua filha Inês.
É um exemplo de chef que não nasceu com gosto para a culinária. Esse gosto apareceu quando se encontrava num projecto intercâmbio nos E.U.A. e, na escola que frequentou, assistiu a uma palestra sobre o Pennsylvania Insttute of Culinary Arts. A partir daí, interessou-se pela área da culinária, vindo mesmo a tirar um curso nesse instituto.

Depois de um espírito de aventura, deslocou-se para Londres, onde ingressou no Park Lane Hotel, permanecendo por lá até 1999. Com a sua estadia em Londres, e através de uma transferência na cadeia Starwood, teve a oportunidade de ir trabalhar para a Austrália, em Sidney, no Sheraton on the Park, vivendo a ambiência dos Jogos Olímpicos.


O Regresso a Portugal
Henrique regressa a Portugal em 2002 onde ingressa na equipa do Lapa Palace da cadeia Orient Express, mas é em Cascais, no Restaurante Xarope, que desempenha pela primeira vez as funções de chefe de cozinha.
Posteriormente, as experiências seguiram-se pelo Restaurante La Villa, na praia do Tamariz, em 2004, pelo Bairro Alto Hotel, em 2005, seguindo-se outras experiências profissionais, que culminaram no mesmo ano com a distinção como "Chefe Cozinheiro Do Ano", o mais prestigiante concurso de cozinha em Portugal, com o seguinte menu:
- Tataki de lombo de atum marinado sobre tártaro de tomate com escabeche de legumes e seus sucos;
- Lombo de veado confitado em azeite virgem sobre esparregado de grelos, ravioli de migas, jus de amêijoas bulhão pato e crocante de cenoura e beterraba;
- Leite creme de laranja e louro com gelado de gengibre em redução de frutos silvestres.


Neste momento, Henrique Sá Pessoa é reponsável pela cozinha do Restaurante Panorama
no 27º andar do Sheraton Lisboa Spa e Hotel, tendo como principal objectivo atingir a estrela Michelin.

Numa entrevista a um jornal, Henrique afirmou que: " A cozinha na Austrália tem variadas influências, sobretudo de povos mediterrânios que imigram para lá, italianos e gregos, e também das comunidades asiáticas que lá se estabeleceram". Daí o país estar na origem da cozinha de fusão, em que ingredientes e técnicas de diversas partes do globo se encontram nos pratos. Desta forma, poder-se-à juntar este jovem chef aos acérrimos praticantes da cozinha de fusão, de muitas misturas e ingredientes, mas onde a simplicidade é mantida.

Os seus ídolos são:

  • Gordon Ramsay (Inglaterra)

  • Neil Perry (Austrália)

  • Tatsuya Wakuda (Austrália)

  • Charlie Trotter e Thomas Keller ( Estados Unidos)
Outras referências são os seus livros:
  • "Entre Pratos" ( fruto do seu programa televisivo)

  • "Legumes sem Desculpas".



UM CHEF QUE PROMETE!!!


Trabalho realizado por: João Simões e Pedro Conceição



1 comentário: